segunda-feira, 30 de novembro de 2015

IMAGEM IMPRESSA 2. Semestre 2015 SESC POMPÉIA


SI VOUS N'AVEZ PAS DE RÊVE, VOUS  N'AVEZ PAS D'ÂME
( Se você não tem sonhos, você não tem alma)

Pensei neste curso, ministrado pelo prof. Augusto Sampaio, criar algumas imagens em xilogravura a partir da leitura do conto japonês: "O Cortador de Bambu". Este conto, datado do século X, "faz parte das histórias tradicionais do Japão, contadas e recontadas oralmente, de uma geração a outra" .
A versão usada foi de Yasunari Kawabata, escritor japonês ganhador do prêmio Nobel de literatura.
No conto, nota-se "o surgimento da formação do pensamento budista através da princesa Kaguya que surge como divindade, cuja vida é eterna". Nota-se também "os mistérios que cercavam a humanidade como a lua". "É um conto encantador, mas ao contrário da maioria dos contos de fadas, seu final não é feliz. Isto é uma característica dos contos japoneses: finais nem sempre felizes.   


- "Eu a descobri porque você estava aqui, entre os bambus que vejo todos os dias".



"No começo da primavera, numa noite de lua cheia, Kaguya-hime foi para o jardim e lá ficou longo tempo, perdida em seus pensamentos". "Não sou deste mundo. Vim do Palácio da Lua, devido a uma obrigação assumida em minha vida anterior." 


- "Só o que sei é que me arrependerei se eu me casar com um homem sem estar segura dos seus sentimentos por mim. Não importa que sejam homens distintos; não quero me casar com nenhum deles sem ter certeza da sua sinceridade".  

"Se eu tivesse nascido neste mundo, ficaria com vocês e nunca lhes causaria nenhum sofrimento. Deixar a Terra vai completamente contra os meus desejos...." Nas noites em que a Lua brilhar no céu, olhem para ela fixamente e tudo ficará melhor. Estarei pensando em vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário